domingo, 6 de janeiro de 2013

Fácies e lei de Walther


Fácies          


No âmbito da estratigrafia, denomina-se como fácies, o conjunto de sedimentos ou de rochas sedimentares, distinguidos de outros depositados ao mesmo tempo, em ambientes sedimentares distintos, através das suas características litológicas e paleontológicas, figuras e estruturas sedimentares e arranjo do material.
Esta designação de fácies é resultado da evolução do próprio termo, tendo sido usado pela primeira vez por Steno em 1667, sofreu depois várias alterações, como por exemplo por parte do geólogo Suiço Amanz Gressly em 1838, tendo como uma das mais recentes modificações a de Reading em 1986.

Podem-se subdividir em:

- litofacies
- biofácies
- microfacies
- electrofácies
- fácies sísmicas

O termo litofácies usa-se para referir exclusivamente os aspectos litológicos de um conjunto de estratos e das condições físicas e químicas aquando da sua deposição.
O termo biofácies refere-se apenas às características paleontológicas e condições biológicas dominantes aquando da deposição.
Microfácies é um termo introduzido na nomenclatura estratigráfica desenvolvido no âmbito da geologia de petróleo, e faz referência ao conjunto de características litológicas e paleontológicas observáveis em lâmina delgada, permitindo a correlação com as condições genéticas dos estratos em estudo.
Em 1972 Serra introduziu um novo termo, o de electrofácies, que viria a ser modificado em 1980 pelo próprio, Serra em conjunto com Abbott, que o definiram da seguinte forma “o conjunto das respostas das diagrafias caracterizam um estrato e permitem que este possa ser diferenciado dos outros que o rodeiam”, consistindo numa representação radial dos dados obtidos através das diferentes diagrafias.
O termo fácies sísmicas é utilizado para denominar o conjunto de propriedades observáveis num perfil sísmico para um determinado conjunto de estratos.
Rochas sedimentares depositadas ao mesmo tempo apresentando no entanto fácies diferentes pertencem á mesma unidade cronostratigráfica podendo pertencer a unidades litostratigráficas diferentes.

Quanto á classificação de Weller, podem-se dividir as fácies em 3 tipos:
                                                        
- Fácies Petrográficas (tipo I) – definem-se com base no seu aspecto ou nas suas características petrográficas.

- Fácies Estratigráficas (tipo II) – definem-se com base na sua litologia.

- Fácies Ambientais (tipo III) - definidas com base no ambiente de génese dos corpos líticos.

                                     
As fácies estão bastante bem explicadas neste vídeo, que fornece exemplos de ambientes que originam um determinado tipo de fácies



Lei de Walther

“Uma sequência vertical de fácies em conformidade, foi originada por uma sequência lateral de modelos de sedimentação”  Walther 1893-1894.
Esta lei assim baptizada com o nome do geólogo que a criou, Johannes Walther, demonstra assim que quando um ambiente sedimentar “migra” lateralmente, sedimentos de um ambiente sedimentar depositam-se por cima. Um exemplo típico desta lei é a sequência estratigráfica vertical típica das regressões e transgressões marinhos.
Esta lei é apenas aplicável a sequências estratigráficas dispostas em conformidade.

Exemplo da Lei de Walther aplicado a uma bacia

A lei de Walther está muito bem explicada neste vídeo, principalmente nos momentos finais do mesmo já que nos dão um exemplo concreto de uma praia que através de uma mudança no nível eustático passou a ser o fundo do mar.





Bibliografia

Fácies: Vera Torres, J.A., 1994, Estratigrafia, Princípios y Métodos, Madrid: Editorial Rueda
              SELLEY, R. C. (1988) - Applied sedimentology. Academic Press, London

Lei de Walther: Vera Torres, J.A., 1994, Estratigrafia, Princípios y Métodos, Madrid: Editorial Rueda
                              SELLEY, R. C. (1988) - Applied sedimentology. Academic Press, London






Sem comentários:

Enviar um comentário