domingo, 6 de janeiro de 2013

Éon Proterozóico - Era Paleoproterozóica

Éon Proterozóico


O termo proterozóico vem do grego proteros (anterior) e zoikos (animais).
Este éon é o de maior extensão temporal abrangendo praticamente metade do tempo geológico, tendo-se prolongado entre os 2,5 mil milhões e os 542 milhões de anos atrás, estando divido em três eras a Paleoproterozoica, a Mesoproterozoica e a Nesoproterozoica, da mais antiga para a mais recente, que estão limitadas não por estratótipos mas sim por datação absoluta.
Sucede ao éon Arqueano e precede o Fanerozóico. Sendo de registar a grande riqueza de registo geológico do Proterozóico em relação ao Arqueano.
Foi também durante este éon á cerca de 900 milhões de anos atrás que o supercontinente Rodínia viria a sofrer uma fragmentação, que deu origem a paleocontinentes como a Laurência, a Sibéria ou a India.
Há também registos de que as primeiras glaciações ocorreram durante o Protérozoico, tendo estas glaciações acabado por culminar na grande glaciação Varangiana.
Outro dos importantes eventos que ocorreram durante este éon, foi a acumulação de oxigénio na atmosfera, evento esse que no entanto se iniciou no Arqueano por libertação de oxigénio para a atmosfera como resultado da fotossíntese, esta acumulação foi apenas possível devido ao esgotamento dos redutores químicos (enxofre e ferro-não oxidado), e a uma maior taxa de enterramento de carbono, que permitiu que compostos orgânicos que de outra forma seriam oxidados pela atmosfera não o fossem.
Pensa-se que antes da ocorrência destes dois importantes factores que permitiram a acumulação de oxigénio, ao percentagem deste elemento na atmosfera terrestre fosse cerca de 1% a 2% do que é hoje.
Há cerca de 1,9 mil milhões de anos cessou também a maior parte de acumulação de ferro, em formações bandadas, este cessamento deve-se quer a um aumento da concentração de oxigénio e a uma melhoria da coluna de água oceânica.


Separação da Rodinia


Biologia do Proterozóico

Como seria de esperar, a já referida acumulação de oxigénio que ocorreu neste éon, permitiu o aparecimento de vários organismos. Estes organismos foram os primeiros seres unicelulares avançados e multicelulares, sendo que durante o Proterozóico evoluíram as primeiras relações simbióticas entre mitocôndrias e cloroplastos.
Não existem no entanto provas do aparecimento de eucariontes antes dos finais da era Paleoproterozóica.
Foi durante o proterozóico que os estromatólitos atingiram a maior abundância e diversidade.

Era Paleoproterozóica               

Esta era do Proterozóico, a primeira, é de longe a mais longa do tempo geológico, tendo se estendido por cerca de 900 milhões de anos (2,5 mil milhões e 1,6 mil milhões de anos atrás), aproximadamente 20% da história da terra.
Esta era encontra-se dividida nos períodos Sideriano, Rhyaciano, Orosiriano e Statheriano, do mais antigo para o mais recente.

Periodo Sideriano

É o primeiro período da era Paleoproterozoica e decorreu entre os 2,5 mil milhões de anos e 2,3 mil milhões de anos atrás.
Este período foi marcado por uma grande abundancia de formações bandadas de ferro, que eram formadas quando algas anaeróbicas produziam oxigénio a mais que combinado com o ferro formava magnetite, tendo este processo sido o responsável por uma alteração na água do mar.
Durante este período ocorreu também a glaciação Huroniana que ocorreu entre os 2,4 mil milhões de anos e os 2,3 mil milhões de anos atrás. 

Como se pensa que a terra foi durante a glaciação Huroniana




Periodo Rhyaciano

Este período é o segundo da era proterozóica e ocorreu entre os 2,3 mil milhões e os 2,05 milhões de anos atrás. Foi durante este período, logo no seu inicio, que se notou uma quebra na deposição de ferro bandado, tendo no entanto essa deposição sido retomada no fim do período.
Durante este período ocorreu também a glaciação Makganyena, há cerca de 2250 milhões de anos atrás, tendo também sido neste período que se verificaram os primeiros depósitos de manganês.
Outro importantíssimo acontecimento deste período foi o aparecimento do eucarionte Grypania, há 2200 milhões de anos.


Fossil de Grypania


Periodo Orosiano

Terceiro período da era Proterozoica, tendo tido uma duração de 250 milhões de anos  (2050 milhões de anos e 1800 milhões de anos atrás).
O Orosiano, foi marcado por vários eventos importantes, entre eles dois dos mais importantes impactos de grandes asteróides, um logo no inicio deste período, há 2023 milhões de anos, que criou a estrutura de impacto de Vredefort, e outra colisão que ocorreu já no fim do Orosiano, há 1850 milhões de anos atrás, colisão essa que criou a bacia do Subdury.
A segunda metade do período foi marcada por uma intensiva orogenia em todos os continentes e pelo cessamento da deposição de ferro bandado há cerca de 1850 milhões de anos.

Período Statheriano
Este período é o mais recente da era Proterozóica tendo-se estendido entre os 1,8 mil milhões de anos e cerca dos 1,6 mil milhões de anos atrás, e foi caracterizado por dois importantes acontecimentos, a diminuição no nível de sulfatos nos oceanos e o aparecimento das spaheromorphic acritarchs.

Bibliografia

Éon Proterozóico



Era Paleoproterozóica



Periodos







  

1 comentário: